
Compreender o Autismo: Desafios e Estratégias no contexto educativo turma 17/25-26
Apresentação
As perturbações do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), têm vindo a assumir uma crescente relevância no contexto educativo. Com o aumento do número de alunos diagnosticados com estas condições, torna-se cada vez mais importante que os docentes estejam preparados para reconhecer, compreender e responder às necessidades específicas destes alunos, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. O autismo, pelas suas múltiplas formas de expressão e impacto no desenvolvimento social, comunicacional e comportamental, exige dos professores uma abordagem diferenciada, sensível e fundamentada. Muitas vezes, o sucesso da inclusão escolar depende não só de recursos materiais, mas sobretudo do conhecimento, da atitude e da capacidade de adaptação dos profissionais que acompanham estes alunos diariamente. Esta ação de curta duração pretende proporcionar aos professores um espaço de atualização, reflexão e partilha de estratégias práticas de apoio a alunos com perturbações do neurodesenvolvimento, em especial com TEA. Serão abordadas as principais características associadas ao autismo, sinais de alerta, desafios em contexto de sala de aula e metodologias de intervenção ajustadas ao perfil de cada aluno. Ao promover esta ACD, pretende-se reforçar o papel do professor enquanto agente-chave na construção de uma escola mais inclusiva, capaz de acolher a diversidade e garantir oportunidades equitativas de aprendizagem para todos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Consciencializar sobre as Perturbações do Espectro do Autismo e as suas implicações em sala de aula.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |