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Cenários de Aprendizagem com Programação e Robótica: Promoção da integração curricular numa abordagem interdisciplinar turma 47/1

Apresentação

Nos últimos anos, a integração de tecnologias educativas tem-se tornado uma prioridade no sistema educativo português, com a implementação de Laboratórios de Educação Digital (LED) como instrumentos de inovação pedagógica. Estes são espaços inovadores que promovem o suporte à aprendizagem através de recursos e equipamentos tecnológicos, aplicáveis em todas as disciplinas do currículo, promovendo o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Uma das componentes dos LED, inclui recursos essenciais na área da programação e robótica, para o desenvolvimento de competências digitais e tecnológicas dos alunos. A presente formação permite que os docentes se familiarizem com equipamentos como: Microbit, Arduino, Raspberry Pi e Lego Spike, utilizando-os para criar cenários de aprendizagem interdisciplinares que alinham as áreas disciplinares do currículo do ensino básico com as competências do século XXI, como a resolução de problemas, o pensamento crítico, colaboração e criatividade. Além das STEM, a formação incentiva a aplicação dos dispositivos tecnológicos em disciplinas como Português, História, Geografia, Educação Visual, Música, entre outras, criando uma abordagem integradora e inclusiva. A prática pedagógica centrada nestas tecnologias permite um ensino mais ativo e contextualizado, alinhado com os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital e com os laboratórios LED.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1. Desenvolver estratégias de gestão curricular que fomentem a intencionalidade pedagógica e a adequação ao perfil dos alunos, 2. Promover uma aprendizagem significativa e contextualizada, através de projetos práticos e interdisciplinares que envolvam diversas áreas disciplinares, como Matemática, Ciências Naturais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Português, Educação Visual, História, Música, línguas estrangeiras entre outras. 3. Capacitar os professores para desenhar, implementar e avaliar cenários de aprendizagem alinhados com o Plano de Transformação Digital e as aprendizagens essenciais, respondendo às necessidades específicas dos alunos do ensino básico. 4. Compreender a importância de potenciar a utilização dos espaços de aprendizagem flexíveis quando se pensa, implementa e avalia a ação educativa.

Conteúdos

Os conteúdos a abordar desenvolvem-se de acordo com os seguintes módulos: Módulo 1: Introdução à Programação e Robótica no Contexto Escolar • Apresentação e introdução aos conteúdos da formação, bem como dos critérios de avaliação (3 horas presenciais); Módulo 2: Criação e Implementação de Projetos Interdisciplinares com recurso ao Microbit (4 horas presenciais); Módulo 3: Criação e Implementação de Projetos Interdisciplinares com Arduino e Raspberry Pi (5 horas presenciais); Módulo 4: Robótica Criativa com Lego Spike (4 horas presenciais) Módulo 5: Planeamento de Cenários Interdisciplinares com Ligação a Diversas Áreas Curriculares (6 horas assíncronas) Módulo 6: Avaliação, Partilha e Reflexão Final (3 horas presenciais) • Apresentação dos cenários desenvolvidos pelos participantes e aplicados em contexto de sala de aula. • Partilha de experiências e boas práticas entre os participantes. • Reflexão sobre os desafios e oportunidades do uso de programação e robótica no currículo escolar.

Metodologias

As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime presencial e assíncrono. Ao longo da ação, procurar-se-á refletir sobre os desafios e oportunidades associados à operacionalização dos recursos LED na área das artes e dos recursos multimédia nas práticas pedagógicas em sala de aula. As sessões terão carácter predominantemente prático, com momentos expositivos/demonstrativos. Pretende-se uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. As atividades integradoras serão desenvolvidas com a preocupação de manter ligação com os contextos profissionais dos formandos.

Avaliação

Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação nas sessões (10%) Realização das tarefas ao longo da formação (30%) Qualidade dos cenários de aprendizagem desenvolvidos e aplicados (60%)

Bibliografia

BBC Microbit Education Foundation. Getting Started with Microbit Projects. Disponível em: https://microbit.org Arduino Education. Resources for Schools. Disponível em: https://www.arduino.cc/education Raspberry Pi Foundation. Projects and Resources. Disponível em: https://projects.raspberrypi.org LEGO Education. SPIKE Prime Resources. Disponível em: https://education.lego.com Direção-Geral da Educação. Laboratórios de Educação Digital. Disponível em: https://led.dge.medu.pt

Formador

Maria Teresa Ferreira Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 12-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
3 19-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
4 02-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
5 09-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 23-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
7 02-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
8 09-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
9 16-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
10 23-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
11 13-04-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 05-01-2026
Fim: 13-04-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136279/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: B-Learning - Tomar/ Ourém

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