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VI Encontro Plano Cultural de Escola (PCE) turma 2/25

Apresentação

O Plano Nacional da Artes (PNA) criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. O conhecimento do Plano Estratégico do PNA, os conceitos, eixos, programas e medidas subjacentes permitirão a cada escola concretizar a territorialização das respetivas ações, ultrapassando as barreiras da sala de aula e da escola, em colaboração com instituições culturais, numa perspetiva integradora do saber pela mobilização das artes e do património nas áreas disciplinares. Constituem as Escolas PNA uma rede colaborativa que privilegia a presença da cultura em todas as fases de educação e formação dos alunos. Em cada escola/agrupamento de escolas PNA, o desenvolvimento dos Planos Culturais de Escola (PCE), mobilizam as comunidades educativas e respetivos parceiros, em torno de prioridades especificas, enquadrando uma relação direta, científica e pedagógica, com o exercício profissional, no quadro da Missão do Plano Nacional das Artes (PNA).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

I. Refletir sobre o poder das artes, do património e da cultura na vida dos cidadãos – e nas comunidades educativas, em particular; II. Identificar o PNA enquanto agente de transformação social e garante do acesso à cultura para todos e com todos; III. Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e do património na gestão curricular; IV. Sensibilizar para a importância de elaborar um Plano Cultural de Escola (PCE); V. Apresentar o PCE como uma metodologia de trabalho de projeto que visa a conceção de uma programação cultural e artística, participativa, transdisciplinar, integradora e sustentável; VI. Identificar passos de construção de um PCE; VII. Reconhecer a metodologia do trabalho de projeto como essencial ao PCE; VIII. Identificar estratégias de motivação de equipas; IX. Refletir no processo de constituição da Comissão Consultiva do PCE; X. Valorizar a constituição de redes de colaboração, locais e regionais, dentro e fora do universo escolar, com vista ao mapeamento e desenvolvimento de territórios de ação cultural/educativa.

Conteúdos

1. Plano Nacional das Artes (PNA) e Plano Cultural de Escola (PCE): informações importantes para as lideranças de topo. – 1 hora e 30 minutos 2. Plano Nacional das Artes (PNA) e Plano Cultural de Escola (PCE): informações importantes para os coordenadores de PCE – 1 hora e 30 minutos Principais conteúdos: - As artes, os patrimónios e as culturas na vida das comunidades educativas; - O PCE como uma metodologia de trabalho de projeto; - Transdisciplinaridade das artes e dos patrimónios na gestão curricular; - Parceiros dentro e fora do universo escolar.

Modelo

Questionário de avaliação da ação.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-09-2025 (Quinta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
Início: 11-09-2025
Fim: 11-09-2025
Acreditação: ACD 2/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: E-learning

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