
IX Conferência Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE - A Família e a Escola nas Novas Ecologias de Aprendizagem turma 8/A
Apresentação
O projeto MILAGE promove anualmente uma conferência no âmbito da aprendizagem móvel com o objetivo de incentivar práticas pedagógicas ativas e inovadoras, alinhadas com o desenvolvimento das competências do século XXI. A edição deste ano, subordinada ao tema “A Família e a Escola nas Novas Ecologias de Aprendizagem”, pretende reforçar a colaboração entre docentes, alunos e encarregados de educação, numa perspetiva integrada e participativa do processo educativo. A ação insere-se no plano de atividades da entidade proponente como um momento de atualização pedagógica e partilha de boas práticas, potenciando a utilização da plataforma MILAGE APRENDER+ como ferramenta digital facilitadora de aprendizagens mais autónomas, diferenciadas e inclusivas. Esta iniciativa procura responder às fragilidades identificadas na formação contínua dos docentes, ao mesmo tempo que promove a valorização do papel das famílias na construção de comunidades educativas mais coesas e inovadoras. Através da integração de tecnologias móveis, gamificação, avaliação formativa e coautoria de conteúdos, a conferência procura construir pontes entre o espaço escolar e o ambiente familiar, numa abordagem sistémica de aprendizagem digital, promotora de equidade, autonomia e participação ativa de todos os intervenientes.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Refletir sobre o papel das famílias na aprendizagem digital, promovendo a articulação escola-família no contexto da plataforma MILAGE APRENDER+. Explorar as potencialidades pedagógicas da plataforma, com foco na diferenciação, avaliação formativa, autoavaliação e gamificação. Estimular práticas pedagógicas centradas no aluno, promovendo a autonomia e o uso das TIC. Envolver os encarregados de educação no acompanhamento das aprendizagens. Incentivar a criação de conteúdos digitais por professores autores. Promover a interdisciplinaridade e a ligação ao território. Reforçar a capacitação docente para a integração do blended learning. Fomentar a partilha de boas práticas entre docentes. Incentivar uma cultura de colaboração e avaliação formativa envolvendo professores, alunos e famílias como agentes ativos da aprendizagem.
Conteúdos
Módulo 1 (3h presencial): O Projeto MILAGE com a Família e a Escola nas Novas Ecologias de Aprendizagem Conferência intitulada " As Novas Ecologias de Aprendizagem Digital com Dispositivos Móveis”. Sessão de discussão em “Mesa Redonda” sobre “Aprender Juntos: A Escola e a Família no Ecossistema MILAGE”. Reflexão e partilha das potencialidades da plataforma MILAGE APRENDER+: Avaliação formativa, autoavaliação, avaliação dos pares, diferenciação pedagógica, autonomia. Elaboração de cenários de aprendizagem para a plataforma MILAGE APRENDER+ no contexto de trabalho de cada professor num quadro de gestão do currículo, e construção de recursos didáticos. Módulo 2 (3h presencial): Criação de recursos educativos para a plataforma MILAGE APRENDER+ Apresentações sobre a aprendizagem por projetos e o desenvolvimento de recursos educativos. Criação de tarefas educativas incluindo tutoriais, questões e respetivas resoluções e critérios de classificação. Processo de integração de conteúdos na plataforma MILAGE APRENDER+. Realização de atividades orientadas no âmbito das Aprendizagens Essenciais com recurso a conteúdos originais ou adaptados, a disponibilizar na aplicação, visando a qualidade das aprendizagens com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+. Apresentação, discussão e reflexão dos produtos da formação. Módulo 3 (1h30 presencial + 1h30 assíncronas): Aprendizagem em qualquer lugar Uma saída de campo para exploração da criação de recursos educativos relacionados com a cidade de Ourém. Módulo 4 (3h) : Exploração da plataforma MILAGE APRENDER+. Conferências seguidas de sessões de discussão.
Metodologias
A ação desenrolar-se-á ao longo de 2 dias, repartindo-se em 4 sessões, perfazendo um total de 12 horas. O encontro utiliza uma metodologia mista com a seguinte organização: uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos: 2 formações teóricas, num total de 1h30; uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação: 15 minutos por conferência para problematização, questionamento e confronto de opiniões num total de 1h; uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas: 3 sessões práticas de criação e apresentação de trabalhos (6h30) e saída de campo (3 horas).
Avaliação
Os formandos serão avaliados de forma contínua, ao longo do processo de formação, tendo em conta o seu envolvimento, empenho e capacidade crítica. Os formandos apresentarão um texto crítico e reflexivo para avaliação individual sobre os conteúdos do curso. Será ponderada a assiduidade, o empenho e a participação. Os parâmetros e critérios a utilizar são: 40% - Assiduidade, empenho e participação. A contabilização da assiduidade é feita por sessão, através do preenchimento de um formulário; 60% - Relatório de reflexão crítica
Formador
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 13:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 19:30 | 5:00 | Presencial |
3 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |