Jornadas Pedagógicas AECO - Inclusão de alunos migrantes: potenciar o ensino e aprendizagem do Português em todas as disciplinas turma 42

Apresentação

O aumento de 160% no número de alunos estrangeiros no sistema educativo português entre 2018-19 e 2023-24 evidencia transformações demográficas substanciais com forte impacto na vida das escolas, em geral, e nas práticas pedagógicas, em particular. As metodologias integradas de língua e conteúdo apresentam um potencial muito significativo neste domínio, permitindo desenvolver conhecimentos e competências relevantes às diversas disciplinas, em articulação com a aprendizagem do português enquanto língua de escolarização.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Assegurar aos alunos que não têm português como língua materna (PLNM) a aprendizagem da língua e, ao mesmo tempo, a aprendizagem do currículo veiculado nessa mesma língua; Explorar estratégias didáticas que tornam a linguagem escolar mais visível e mais acessível a alunos de origem migrante; Potenciar a motivação e autonomia.

Modelo

Questionário de avaliação da ação.

Formador

Fausto Felix Geert Caels

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-07-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 14-07-2025
Fim: 14-07-2025
Acreditação: ACD 42
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém