
PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM CONTEXTO ESCOLAR: “QUANTO MAIS CEDO MELHOR” - DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO turma 5/A
Apresentação
A DGE apresentou o Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), homologado em 2014, sublinhando a importância de a escola promover a literacia em saúde, promovendo, desde as idades mais precoces, atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis e criar condições para uma Escola Promotora de Saúde (EPS). Destaca o documento ser importante capacitar os docentes para o conceito global de saúde e doença mental e desenvolver conhecimentos que respondam em contexto escolar aos sinais e sintomas de sofrimento psicológico e/ou doença mental. Dando corpo ao que a OMS definiu como EPS, este Programa sublinha que uma escola promotora de saúde é “uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar (…) experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde”, a mental incluída. No âmbito da promoção do desenvolvimento socioemocional e da saúde mental infantil é imprescindível dotar os docentes de competências para que as práticas sejam consistentes, integradas e concertadas, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional infantil e desenvolvendo competências de auto-regulação e resolução de problemas fazendo a diferença na trajetória desenvolvimental desde os anos mais precoces Para além da aquisição de conhecimentos teóricos relevantes, pretende-se dotar os formandos de estratégias práticas e eficazes que sejam facilitadoras e promotoras de bem-estar emocional e saúde mental infantil em meio escolar, universalizando o acesso à educação para a saúde em meio escolar desde as idades mais precoces.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender e discutir a Esclarecer a importância da Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar Promover a transversalidade da educação para a saúde e do desenvolvimento socioemocional em contexto escolar. Capacitar os professores para a reflexão crítica sobre as práticas profissionais e organizacionais, na ótica da promoção da educação para a saúde e do desenvolvimento socioemocional da criança; Conhecer o conceito de desenvolvimento socioemocional e saúde mental; Dotar os professores de competências que lhes permitam trabalhar diferentes temáticas na área da educação para a saúde e do desenvolvimento socioemocional; Adquirir metodologias promotoras do desenvolvimento socioemocional; Contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação ao desenvolvimento socioemocional e saúde mental; Contribuir para a integração da educação socioemocional nas práticas educativas
Conteúdos
1. Promoção e Educação para a Saúde e Desenvolvimento socioemocional 1.1. Finalidade e objetivos da Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar 1.2. Desenvolvimento socioemocional: conceitos e entendimentos 1.3. Conceito de saúde mental e Literacia em saúde mental 1.4. Fatores de risco 1.5. Fatores de proteção 2. Educação emocional 3. Educação positiva 4. Liderança e comunicação 5. Gestão emocional 6. Desenho, planificação e dinamização de atividades promotoras da educação para a saúde e desenvolvimento socioemocional: Algumas referências - o Programa ‘Quanto mais cedo melhor’ e o Programa ‘Dropi’
Metodologias
O curso foi organizado para ser desenvolvido na modalidade B-Learning, através de sessões presenciais e de sessões online, com recurso a uma plataforma de e-learning, de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Inter-relacionando as sessões presenciais, as sessões online estarão sempre disponíveis, podendo o formando aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade, disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning: Sessões presenciais em que são apresentados/discutidos os temas inter-relacionando com as sessões online e vice-versa Sessões online síncronas através de videoconferências, chats, entre outros. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre. Sessões online assíncronas com suporte em e-mail, fóruns, fóruns, podendo o formando estudar quando quiser, flexibilizando e gerindo as aprendizagens de acordo com a sua disponibilidade, fomentando a proatividade, formulando perguntas ao formador com respetivo feedback por e-mail/ ou sistema de mensagens e outras ferramentas de feedback.
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a participação nas sessões presenciais e online, bem como a realização de uma reflexão final escrita em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua
Modelo
Relatório individual e questionário de avaliação da ação.
Bibliografia
CASEL. (2013). Effective Social and Emotional Learning Programs. Preschool and Elementary School Edition. Disponível em: http://casel.org/wp-content/uploads/2016/01/2013-casel-guide-1.pdf Direção Geral da Educação & Direção Geral da Saúde. (2017). Referencial de Educação para a Saúde. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/referencial_educacao_saude_vf_junho2017.pdf Weare, K. (2015). What works in promoting social and emotional well-being and responding to mental health problems in schools? London: Partnership for Well-being and Mental Health in Schools. Webster-Stratton, C. (2017). Como promover as competências emocionais e sociais das crianças. Braga: Psiquilíbrios Edições Carvalho, A. et al (2019). Saúde Mental em Saúde Escolar. Manual para a Promoção de Aprendizagens Socioemocionais em Meio Escolar. DGS. Disponível em http://aeesgueira.edu.pt/attachments/article/47/826_DGS_Manual_Saúde_Mental_em_Saúde_Escolar.pdf
Formador
Carolina Parreira Manta
RAQUEL FILIPA QUEIROS PINTO
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-04-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 02-05-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 22:00 | 5:00 | Online assíncrona |
8 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 22:00 | 5:00 | Online assíncrona |