259

Abordagens integradas de língua e de conteúdo para a inclusão curricular de alunos de origem migrante turma 31

Apresentação

O aumento de 160% no número de alunos estrangeiros no sistema educativo português entre 2018-19 e 2023-24 evidencia transformações demográficas substanciais com forte impacto na vida das escolas, em geral, e nas práticas pedagógicas, em particular. As metodologias integradas de língua e conteúdo apresentam um potencial muito significativo neste domínio, permitindo desenvolver conhecimentos e competências relevantes às diversas disciplinas, em articulação com a aprendizagem do português enquanto língua de escolarização.

Destinatários

Educadores de Infância, docentes dos ensinos básico, secundário e de educação especial.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Assegurar aos alunos que não têm o português como língua materna (PLNM) a aprendizagem da língua e, ao mesmo tempo, a aprendizagem do currículo veiculado nessa mesma língua; Explorar estratégias didáticas que tornam a linguagem escolar mais visível e mais acessível a alunos de origem migrante; Potenciar a motivação e a autonomia.

Modelo

Questionário de avaliação da ação

Anexo(s)

Cartaz

Início: 14-05-2025
Fim: 14-05-2025
Acreditação: ACD 31/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Tomar

INSCREVER-ME