
Inovação Pedagógica em Sala de Aula turma 10/1
Apresentação
Inovar pedagogicamente passa pelo desenvolvimento de estratégias de qualificação de professores/formadores, com medidas de natureza didática. Esta ação encontra.se alinhada com o plano de ação europeu 2021-2027, designadamente, na melhor utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de competências e aptidões pedagógicas. O plano de atividades inclui ferramentas de comunicação e de criação de conteúdos, bem como, atividades de aprendizagem e avaliação. Neste processo o formando deverá fazer uso da tecnologia educativa; adaptar os sistemas de educação e formação à era digital; mas também aplicar estratégias e metodologias diferenciadas em função das necessidades dos alunos. Pretende-se dotar o professor com um conjunto de competências que lhe permitam fazer face à evolução social, cultural e tecnológica das atuais gerações e corresponder aos desafios da Era do conhecimento.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Com este curso de formação pretende-se que os professores: -Adquiram conhecimento e desenvolvam competências em metodologias de aprendizagem ativas e ágeis que facilitem a disseminação do conhecimento e o acompanhamento próximo e dinâmico do estudante; -Tirem partido de novas modalidades de ensino complementares à atividade presencial, permitindo conferir eficácia e eficiência nos processos de aprendizagem dos estudantes; -Conheçam os conceitos associados à tecnologia educativa; saibam utilizar diversas ferramentas de comunicação e criação de conteúdos; e implementar atividades de aprendizagem e de avaliação.
Conteúdos
Sessão 1 3 horas Inovação Pedagógica: Tecnologia educativa Novas configurações de sala de aula Sessão 2 3 horas Novas metodologias de Ensino e Aprendizagem Técnicas de Envolvimento e partilha Facilitadores Sessão 3 3 horas Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) -Estruturação de uma unidade curricular num LMS Ferramentas de colaboração e comunicação (síncronas e assíncronas) Sessão 4 3 horas Ferramentas de criação e gestão de conteúdos: - Apresentações interativas: Sway - Design Gráfico: Canva - Podcasts: Anchor - Screencasts: LOOM Sessão 5 3 horas Ferramentas de criação e gestão de conteúdos: - Vídeos: Microsoft Powerpoint e Stream - Publicação de apresentações: Slideshare - Publicação de videos: Youtube Sessão 6 3 horas Criação de atividades de Aprendizagem: -Estratégias de Gamificação -Atividades com recurso nas metodologias, técnicas, ferramentas e facilitadores Sessão 7 3 horas Tipos de avaliação Métodos de avaliação Resultados da avaliação Sessão 8 4 horas Apresentação e discussão do portefólio dos formandos Reflexão sobre as repercussões da formação na prática pedagógica
Avaliação
A avaliação contínua do desempenho dos/as formandos/as terá por base o trabalho realizado nas sessões presenciais, assim como na componente de trabalho autónomo, em função das atividades realizadas com os/as alunos/as, ao nível da sala de aula e/ou de outros contextos das práticas pedagógicas dos/as formandos/as. Na parte final da ação, haverá também uma avaliação dos/as formandos/as tendo por objeto a apresentação dos trabalhos da componente autónoma, bem como relatório individual. Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pelo CFAE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Araújo, I., & Marques, C. G. (2018). Gamification: Tarefas mais envolventes e motivadoras. In A. A. Carvalho, J. P. Pons, C. G. Marques, S. Cruz, A. Moura, I. L. Santos, & D. Guimarães, (Orgs.), Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp. 777-796). Coimbra: CEIS20. http://hdl.handle.net/10316/48542Barbezat, D. P., & Bush, M. (2014). Contemplative practices in higher education: Powerful methods to transform teaching and learning. San Francisco, CA: Jossey-Bass.Buck Institute for Education (2020). Gold Standard PBL: Essential Project Design Elements. Disponível em https://www.pblworks.org/what-is-pbl/gold-standard-project-design (Acessível em 13 de março de 2020).Dziuban, C., Hartman, J., & Moskal, P. (2004). Blended learning. Educause Center for Applied Research, Research Bulletin, (7). Consultado em 15 de Março de 2020 em http://net.educause.edu/ir/library/pdf/erb0407.pdfMarques, C. G. (2017). Gamification: conceitos e aplicações. In 1.ª Conferência Ibérica de Gestão Estratégica de Capital Humano. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.
Formador
Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo
António Manso
Hélder da Côrte Pestana
Paulo Alexandre Gomes dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |