Gestão Integrada de Avaliação em Línguas turma 12/A

Apresentação

Em Línguas, a avaliação por domínios, rubricas, feedback e a diversidade de instrumentos de avaliação tornam o processo complexo, exigindo o tratamento informático de dados. As folhas de cálculo geralmente usadas são pouco flexíveis, exigem competências avançadas na sua concepção, e produzem fórmulas corrompidas quando se modifica a estrutura. O Moodle responde a estas dificuldades. A avaliação pelos cinco domínios de língua (oralidade, escrita, leitura, educação literária e funcionamento da língua) e a diversidade de instrumentos de avaliação (registos áudio, questionários, questões de desenvolvimento, etc.) surgem naturalmente integrados entre si. Escalas de classificação, numéricas ou descritivas (rubricas), articulam-se com os cinco domínios, e o número de instrumentos usados não dificulta o processo. O feedback é fornecido de forma imediata e fica disponível para consulta pelos alunos, com o resultado global da disciplina sempre atualizado.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350. 

Objetivos

1. Compreender as ferramentas essenciais para avaliar de modo integrado recorrendo ao Moodle. 2. Aplicar em contexto real instrumentos diversificados de avaliação: questionários, textos de desenvolvimento, registos de áudio, trabalhos colaborativos. 3. Analisar os processos de correção e classificação, automatizados ou manuais, aplicáveis a suportes digitais e a trabalhos em papel, usando escalas numéricas ou usando rubricas. 4. Gerir os processos de Feedback imediato e diferido aos alunos. 5. Gerir o calendário, a partilha de mensagens, a assiduidade, como elementos agregadores.

Conteúdos

1. Organização das disciplinas: alunos, turmas e grupos, domínios de aprendizagem, ponderações e percentagens, rubricas, bancos de questões, tópicos, materiais de apoio ao estudo; 2. Receção de trabalhos online: submissão de ficheiros, gravação de áudio, tratamento digital de trabalhos em papel (como testes, questões-aula, composições, etc.); 3. Tipologias de questionários: escolha múltipla, correlação de pares, preenchimento de espaços, respostas desenvolvidas, etc; importação de questionários a partir de outras fontes; bancos de questões; 4. Realização de avaliação em-linha: definição de escalas numéricas ou descritivas; definição de grelhas de observação por níveis ou por descritores; anotação em-linha de trabalhos escritos, com sublinhados, destaques, etc.; 5. Classificação automática, classificação manual e avaliação em ambientes híbridos; 6. Feedback aos alunos: anotação de respostas, de trabalhos; Ficha individual dos alunos. 7. Gestão e organização da pauta global com dados sempre atualizados; 8. Organização do calendário, prazos de entrega, partilha de experiências entre alunos.

Avaliação

Assiduidade; Tarefas de aplicação em casos práticos; Relatório individual.

Bibliografia

https://docs.moodle.org/405/en/Main_page

Formador

João Filipe Mendes Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-02-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
2 12-02-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
3 26-02-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
Início: 05-02-2025
Fim: 30-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133478/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 24 h
Local: Escola Básica e Secundária de Ourém