
Melhores Relações Para Melhor Educação turma 24
Apresentação
Sendo educar um ato relacional, o sistema escolar tem um papel fundamental para que os seus atores-chave possam adquirir as competências relacionais necessárias à criação de relações significativas que contribuem diretamente para a formação de alunos com competências globais, necessárias à complexidade do mundo atual. Contudo, regista-se, por vezes, nas nossas escolas, um déficit de qualidade relacional que introduz ineficiências nos processos de ensino/aprendizagem, dificuldades de funcionamento, conflitos interpessoais, alheamento das partes interessadas. No entanto, acredita-se que, para superá-los, pode ser desenvolvido um processo intencional de construção de capital relacional, promovendo a consciencialização da importância das relações e a literacia relacional com impactos no sucesso escolar e no bem-estar da comunidade escolar. A presente ação de formação apresenta um modelo inovador para o desenvolvimento de literacia relacional, compreendida como o conjunto de competências que permitem criar, desenvolver e manter relações significativas, bem como prevenir ou gerir conflitos relacionais.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1 - Tomar consciência da importância da qualidade relacional; 2 - Reconhecer os défices relacionais mais frequentes e como os ultrapassar; 3 - Identificar os cinco atos relacionais essenciais (Pedir, Oferecer, Estabelecer acordos, Escutar e Reconhecer) e como os potenciar; 4 - Desenvolver a capacidade de gerir e resolver conflitos através da regeneração relacional.
Modelo
Questionário de Avaliação da Ação
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |