Inovação Pedagógica e Inteligência Artificial turma 11/A

Apresentação

A crescente relevância da Inteligência Artificial (IA) em todos os domínios estende-se também ao da educação. Neste contexto, é inevitável a transformação dos processos de aprendizagem e a redefinição das práticas de avaliação. Atentos aos grandes desafios e implicações que este fenómeno representa, organismos como a UNESCO ou a União Europeia, assim como escolas e universidades, nacionais e estrangeiras, têm refletido e estabelecido orientações para a integração das ferramentas de IA nos processos de educação e formação. As escolas podem posicionar-se na vanguarda das transformações em curso, incorporando práticas de inovação e capacitando a sua comunidade para os desafios do presente e do futuro.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1. Proporcionar formação prática em ferramentas e plataformas de Inteligência Artificial, com vista à sua integração nos processos de aprendizagem e investigação; 2. Estimular a troca de conhecimentos e experiências, criando uma comunidade de docentes interessados em conhecer e aplicar ferramentas e plataformas de Inteligência Artificial; 3. Promover a criação de projetos colaborativos para desenvolver propostas inovadoras de aprendizagem utilizando a Inteligência Artificial; 4. Desenvolver projetos de investigação que avaliem o impacto da Inteligência Artificial na aprendizagem.

Conteúdos

Os conteúdos de aprendizagem da formação no âmbito da Inteligência artificial serão ajustados aos conhecimentos prévios, às necessidades dos participantes, experiências que forem sendo desenvolvidas ao longo do ano, às motivações que grupo for revelando e às evoluções tecnológicas que forem surgindo. Ainda assim, há um conjunto de temas que estão previstos como aprendizagens essenciais, que incluem os seguintes: 1. Conceitos fundamentais - inteligência artificial, inteligência artificial generativa, grandes modelos de linguagem, linguagem natural, prompt, alucinações, entre outros… 2. A inteligência artificial ao serviço da aprendizagem para a elaboração de planificações, recursos educativos, instrumentos de avaliação, entre outros… 3. Riscos e oportunidade na utilização da inteligência artificial na educação. 4. Exemplos de utilização da inteligência artificial nas escolas (na sala de aula e nas tarefas administrativas). 5. Exploração de um conjunto extenso e diversificado de ferramentas de inteligência artificial para: a produção de textos, apresentações, imagens, vídeos, música, investigação científica… 6. Dinâmicas de uma comunidade de prática de inovação pedagógica e inteligência artificial na educação; 7. Preparação de uma proposta de documento de referencia para a integração da inteligência artificial na escola.

Metodologias

A oficina terá a duração de 25h presenciais. Nestas serão explorados, de forma participada, os diversos conceitos e conteúdos relacionados com a inovação pedagógica e a inteligência artificial sendo co-construídas estratégias de integração pedagógica. Entre a segunda e a décima sessões a oficina contará com a apresentação e discussão, sobre experiências práticas de implementação e utilização de ferramentas de inteligência artificial. Nas sessões serão explorados conteúdos teórico-práticos sendo fornecidas orientações de implementação de sequências de aprendizagem e projetos em torno da inovação pedagógica e da integração da inteligência artificial na aprendizagem. (20 horas presenciais) 2. Uma componente de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo.
3. A oficina terminará com a apresentação e discussão, na última sessão presencial conjunta, do proposta de documento de referência para a integração da inteligência artificial na escola. (5 horas presenciais)

Avaliação

Implementação de sequências de aprendizagem / projetos / utilização de ferramentas de inteligência artificial / métodos / estratégias / na sala de aula e construção de materiais pedagógicos; Preparação da proposta de documento de referência para a integração da inteligência artificial na escola; Elaboração de um portfólio reflexivo: auto-avaliação do trabalho realizado e sua importância no desenvolvimento dos alunos e na melhoria das aprendizagens. (25 horas autónomas)

Modelo

Cada formando elaborará um portfólio reflexivo sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na melhoria do trabalho docente, motivação dos alunos, no reforço das aprendizagens e no desenvolvimento global.
Avaliação final do formando:
- Participação em pelos menos 2/3 das sessões
- Ponderações: 50% participação nas sessões e 50% para os trabalhos desenvolvidos e portfólio reflexivo do formando.
- Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
- A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Bibliografia

João Costa e João Couvaneiro, Conhecimentos vs Competências. Uma dicotomia disparatada na educação, prefácio de António Sampaio da Nóvoa, Lisbon, Guerra & Paz, 2019. Cukurova, M., Kralj, L., Hertz, B. & Saltidou, E. (2024). Professional Development for Teachers in the Age of AI. European Schoolnet. Brussels, Belgium. Junjiraporn Thongprasit & Panita Wannapiroon, Framework of Artificial Intelligence Learning Platform for Education, International Education Studies; Vol. 15, No. 1; 2022. Fauzi, Laros Tuhuteru, Ferdinandus Sampe, Abu Muna Almaududi Ausat, Heliza Rahmania Hatta, Analysing the Role of ChatGPT in Improving Student Productivity in Higher Education, Journal on Education Volume 05, No. 04, Mei-Agustus 2023, pp. 14886-14891. OECD (2021), AI and the Future of Skills, Volume 1: Capabilities and Assessments, Educational Research and Innovation, OECD Publishing.

Observações

João Couvaneiro integra o Conselho Nacional de Educação, nas comissões de Inovação Pedagógica e Ciência e Tecnologia; é Professor na Egas Moniz – School of Health & Science, onde dirige o Departamento de Inovação Pedagógica e e-Learning; Integra a comissão instaladora do SAPIEN - South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network (que integra a Egas Moniz, as Universidades Nova, da Madeira, dos Açores, do Algarve e de Évora, bem como os institutos politécnicos de Beja, Portalegre e Setubal); integra o Conselho Pedagógico do Almada International School; é Apple Professional Learning Specialist e Apple Distinguished Educator. Foi assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Tutor na Universidade Aberta. Foi Professor Coordenador e Diretor da ESE Jean Piaget de Almada. Lecionou em estabelecimentos de ensino básico e secundário (EB António Augusto Louro, St. Peter’s School e no Colégio dos Plátanos). Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology, desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box. Tem apoiado processos de inovação e integração das tecnologias em contextos educativos. Foi finalista da edição mundial do Global Teacher Prize. Integrou a Direção da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. É Presidente do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital. Integrou o Conselho Geral de diversos agrupamentos.

Formador

José António Costa Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 29-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 10-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 19-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
7 02-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 30-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
9 07-05-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
10 21-05-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
Início: 18-12-2024
Fim: 24-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-133222/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Ourém