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Recursos digitais ao serviço da dimensão profissional dos docentes turma 38/1

Apresentação

A formação das competências digitais dos professores deve ser entendida como um processo contínuo (prolongado no tempo) e dinâmico (ajustado às novas realidades). Depois da conclusão das formações no âmbito da CDD, surge a necessidade de continuar, agora de forma mais orgânica, essa capacitação e, sobretudo, de completar essa formação com as novas plataformas entretanto surgidas e de adaptar as competências desenvolvidas às necessidades específicas e concretas do quotidiano dos docentes. Há recursos que não foram (por falta de tempo e de enquadramento) devidamente explorados e há práticas que importam ser afinadas e partilhadas. Além disso, pretende este percurso formativo ser imersivo na prática educativa e ajustar-se sistematicamente às necessidades reais dos professores. Por isso, a sua extensão no tempo, prolongando-se ao longo de todo o ano letivo. Acresce ainda que o universo dos professores do 1º ciclo e da Educação Especial apresenta especificidades muito concretas que nem sempre são consideradas e às quais são dadas respostas “por medida”.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;.

Objetivos

- Dar resposta às solicitações entretanto apresentadas pelos professores, decorrentes de um conhecimento mais abrangente das plataformas e aplicações disponíveis; - Dar conhecimento de novos recursos digitais entretanto surgidos; - Promover a utilização das ferramentas digitais como elementos facilitadores do trabalho de gestão do professor; - Aprofundar os conhecimentos dos professores em termos de gestão, registo e cálculo das classificações dos seus alunos; - Reequacionar a utilização de plataformas de testagem para avaliação dos alunos; - Dar a conhecer e provocar uma reflexão sobre a introdução da Inteligência Artificial no universo escolar e curricular; - Criar um espaço e um hábito de partilha de boas práticas; - Conhecer e explorar plataformas concebidas especificamente para o 1º ciclo e para a Educação Especial.

Conteúdos

As tecnologias ao serviço das Tarefas de Gestão das turmas do 1º ciclo: “Class Dojo” Conceito de Metodologias Ativas e Práticas Pedagógicas Inovadoras com o contributo das Tecnologias Digitais: Aula Enriquecida com Tecnologia Ensino Híbrido – Sala de aula invertida Ensino Híbrido – Rotação por estações Ensino Personalizado Aula “mão na massa” Aprendizagem Baseada em Projetos Plataformas de Aprendizagem Online: “Ms-Teams” Recursos digitais para avaliação e testagem: “Ms-Forms” (“Kahoot”; “Quizizz”; “Liveworksheets) Recursos digitais para videoconferências: “Ms-Teams” (“Zoom) Recursos digitais para apresentações interativas: “MS-PowerPoint” (“Prezi”; “Canva”; “Genially”) Recursos digitais para cartazes / posters: “MS-Publisher” (“Visme”; “Canva”; “Genially”) Recursos digitais para atividades colaborativas / cooperativas: “Padlet” (“Wakelet”) Recursos digitais para chat: “Ms-Teams” (“Discord”) Recursos digitais para edição de vídeo: “Clipchamp” (“CapCut”) Recursos digitais para edição de imagem / fotografia: “Paint.net” (“Gimp”; “MyPaint”) Recursos digitais para livros / revistas: “BookCreator” (“Heyzine”; “Calameo”) Recursos digitais para mapas mentais: “Coogle” (indmeister”, “Draw.io”) Recursos de IA para a educação: “QuillBot”; “ChatGPT”; “Gemini”; “Perplexity”, “Tome”; “Leonardo”; “Google Lens”; “Gamma”;

Metodologias

Nas primeiras sessões serão apresentados os diversos recursos digitais ao serviço das diferentes tarefas dos professores (organizacionais e pedagógicas) e será pedido que cada um dos formandos crie um “Roteiro de Formação” que lhe permita descobrir ou aprofundar o funcionamento dos recursos constantes nos “Conteúdos da Ação”. Será ainda apresentado um conjunto de metodologias ativas como práticas pedagógicas e o contributo que as tecnologias educativas poderão trazer para cada um dessas abordagens do trabalho em sala de aula. Nas restantes sessões presenciais, cada um dos formandos irá sendo acompanhado na consecução ou redefinição do seu “Roteiro de Formação” bem como serão colocados desafios, propostas de trabalho ou tarefas completar pelos formandos. Haverá ainda um espaço para “partilha de boas práticas”, no qual os formandos poderão apresentar ao grupo de formandos as implementações que forem fazendo durante o ano letivo.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Modelo

Cada formando irá criar um “Roteiro de Formação” individual que lhe permita descobrir ou aprofundar as ferramentas digitais que melhor lhe sirvam para implementar alguma(s) metodologia(s) ativa nas suas aulas do ano letivo em curso. Autonomamente, os formandos irão investigar e realizar a aprendizagem autónoma possível nas ferramentas eleitas como as do seu “Roteiro de formação”. Nas suas aulas, os formandos irão implementar as metodologias ativas que elegerem, sustentadas ou ajudadas pelos recursos educativos digitais trabalhados na formação. Periodicamente, cada formando partilhará, com os seus colegas de formação, as descobertas, as dificuldades e as mais valias que o seu “Roteiro” lhe vai trazendo.

Bibliografia

Carvalho, Ana Amélia (2020), Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação. Online aqui: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/app_para_dispositivos_moveis.pdf Lucas, Margarida; Moreira, António (2018), DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora - Universidade de Aveiro. Martins, G. O. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. Online aqui: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Conselho de Ministros, Resolução nº 30/2020 de 21 de abril. DR (diariodarepublica.pt) Online aqui: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/30-2020-132133788 Rodrigues, Ana Luísa, (2020). Aprendizagem Ativa - Como inovar na sala de aula, Lisbon Press; Lisboa

Formador

José Paulo Vasconcelos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
2 14-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
3 21-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
4 04-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
5 11-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
6 18-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
7 25-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
8 11-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
9 18-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
10 25-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
11 01-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
12 08-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
13 15-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
14 29-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
15 06-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
16 13-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
17 27-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
Início: 07-01-2025
Fim: 27-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133221/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Tomar