AUDIÇÃO MUSICAL PARTICIPADA - Uma Estratégia para a Apreciação Musical em Sala de Aula turma 19
Apresentação
Partilha, reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho para as crianças da Educação Pré-Escolar, dos Ensinos Básico e Secundário no domínio da Sensibilização para a Música Erudita.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Expressão e Educação Musical
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Apresentar formas de estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos chave para uma educação musical plena, a pretexto da exploração dos repertórios propostos. - Garantir uma apropriação dos impactos da Audição Musical Ativa e Participada no âmbito do desenvolvimento de competências para a compreensão musical da criança. - Partilhar ferramentas de trabalho consistentes para a exploração da obra proposta e para a construção autónoma de abordagens paralelas.
Conteúdos
- Foco Musical Portugal e o Serviço Educativo da ORQUESTRA SINFÓNICA DE LISBOA: contextos e políticas pedagógicas - A Audição Musical Ativa (AMA) e Participada (AMP) como estratégia prioritária de aculturação - A Orquestra: o que é uma orquestra e como se organiza? - Propostas para trabalho prático específico para utilização em sala de aula - Pequena reflexão/avaliação coletiva da ação
Modelo
Questionário de avaliação da ação