Jornadas Luuandando com José Luandino Vieira - As Estórias de Ontem, Hoje e Amanhã turma 3/A
Apresentação
Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2025, realizar-se-ão, em Ourém, as Jornadas Luuandando com José Luandino Vieira– “As Estórias de Ontem, Hoje e Amanhã”, numa organização do Câmara Municipal de Ourém, através da Biblioteca Municipal, em pareceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Politécnico de Tomar. Estas jornadas procuram ser um espaço de reunião, debate, mas igualmente de partilhas, divulgação e celebração da obra deste prestigiado escritor de Língua Portuguesa, nascido em Lagoa do Furadouro, do Concelho de Ourém.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
Partilhar conhecimentos entre professores bibliotecários e outros intervenientes na estruturação da rede de Bibliotecas Escolares; Promover a leitura, estudo e divulgação da produção romanesca de Luandino; Aprofundar o conhecimento do universo ficcional de Luandino; Divulgar junto do público escolar a obra deste autor oureense; Proporcionar espaços de discussão em torno da vida e obra do autor; Favorecer a criação de redes de trabalho e comunidades de prática, envolvendo parceiros de diferentes áreas do saber; Facultar espaços de divulgação de estudos e trabalhos promotores de reflexão e compreensão acrescidas em áreas de relevo para o trabalho em bibliotecas num plano concelhio e interconcelhio.
Conteúdos
No ano em que José Luandino Vieira completa 90 anos de idade, estas jornadas em torno da vida e obra do autor (com obras recomendadas pelo PNL) têm o propósito de celebrar e divulgar o riquíssimo universo romanesco por ele criado. Luandino pertence a uma geração, a designada geração de 50, que viveu a experiência da colonização, participando nos conflitos sociais que estiveram na génese das lutas pela independência de Angola. Numa escrita que se caracteriza pela estrutura fragmentada do discurso e a utilização do quimbundo, os seus textos atestam uma intencionalidade política, assim como um desejo de legitimação e consagração da cultura e da literatura angolanas. Os entrechos constituem-se como revisitações desse tempo genesíaco da luta anticolonial, trazendo para a ficção as interrogações, os anseios, os medos, as desagregações, os conflitos que marcaram essa época histórica, tecendo nas suas estórias os fios da história da nação tal como o autor a viveu e experienciou. Para a concretização dos objetivos anteriormente enunciados foi construído um programa organizado em painéis estruturados em torno dos seguintes temas: - Memórias espalhadas por inúmeras páginas – Os Papéis da Prisão; - Revisitação do universo romanesco de Luandino Vieira; - Luandino, o reinventor da língua; - A escrita da guerra; - Exercícios de tradução – a língua e a cultura. As Jornadas Luuandando com José Luandino Vieira– “As Estórias de Ontem, Hoje e Amanhã”, oferecem-se como espaço/tempo de reflexão e de construção de “entendimento” em viagens mediadas por ilustres oradores, que nos ajudarão a pensar a obra do autor. Ao longo dos dois dias das jornadas, terão ainda lugar diversas iniciativas que procuram proporcionar oportunidades para se reler, estudar e apreciar a obra de José Luandino Vieira, indissociável da trajetória cívica que protagonizou.
Metodologias
Esta ação de formação terá a duração de 12 h presenciais. A ação de formação engloba diversas metodologias: sessões teóricas e sessões práticas. As sessões de formação apresentam-se sob a forma de comunicações seguidas de debate, exposição de estudos académicos e apresentação de reflexão crítica individual. Devem, ainda, ser organizadas com base nos conhecimentos que os participantes detêm e nas suas expectativas, face ao módulo de formação proposto. Devem ser criadas oportunidades de partilha individual e em grupo, privilegiando propostas de cariz prático, que incorporem as vivências profissionais dos formandos e apontem novos caminhos e metodologias permitindo práticas inovadoras com os alunos, com os professores e instituições culturais e educativas.
Avaliação
•Avaliação contínua presencial (participação dos formandos nas actividades a desenvolver ao longo da acção de formação). •Avaliação dos trabalhos escritos produzidos pelos formandos, individualmente ou em grupo. •Relatórios dos formandos (reflexão crítica sobre o exposto). A avaliação será expressa em termos quantitativos ao longo de todo o processo de formação, tendo por base questionários e relatórios e será de acordo com os critérios aprovados pelo CCPFC contemplando a seguinte ponderação: participação e presença – 20%; trabalho produzido – 80%.
Bibliografia
HALL, Stuart (2001) A Identidade Cultural na Pós-modernidade, Rio de Janeiro: Dp&a Editora, [trad. de The question of cultural identity, 1997]. LABAN, Michel et alii (1980) Luandino: José Luandino Vieira e a sua Obra (Estudos, testemunhos, entrevistas), Lisboa: Edições 70. MATA, Inocência (1989) “A oralidade: uma força comunicativa do texto Luandino. O exemplo da “Estória da galinha e do ovo”, in Actes du Colloque “Littératures africaines de langue portugaise: à la recherche de l’identité”, Paris: Fondation Calouste Gulbenkian, pp. 93-98. TRIGO, Salvato (1981) Luandino Vieira o Logoteca, Porto: Brasília Editora. STERN, Irwin (1980) “A novelística de Luandino Vieira: descolonização ao nível do Terceiro Registo” Luandino: José Luandino Vieira e a sua Obra (Estudos, testemunhos, entrevistas), Lisboa: Edições 70, pp. 189-198.