DISLEXIA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DIFERENCIADA turma 2/A
Apresentação
A ESEPF promove a formação de profissionais de educação e Educação Especial; o seu plano de atividades prevê o aprofundamento de conhecimentos. Este Curso desenvolve uma das temáticas inseridas na sua formação. As salas de aula de Portugal contêm 5-10% de crianças que têm Perturbações de Aprendizagem Específicas, com défices em: leitura/dislexia, escrita/disortografia e/ou disgrafia, e matemática/discalculia. Estes alunos têm de ser referenciados, avaliados compreensivamente, estimulados com atividades específicas para desenvolverem competências com baixa eficiência. Razões justificativas: as PAE resultam de disfunção neurológica, devendo haver intervenção precoce; o direito de cidadania e realização pessoal máxima, o princípio da igualdade de oportunidades; o sentido de projetos de vida potenciados e do bem coletivo, do avanço solidário da comunidade.
Destinatários
Professores dos Grupos 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.
Objetivos
O objetivo geral deste curso é capacitar os educadores e professores de formação especializada na área da Dislexia. Os objetivos específicos são: Clarificar o que é a dislexia; Esclarecer os docentes sobre as implicações da dislexia na aprendizagem, nos vários ciclos de escolaridade e os indicadores observáveis já em fase pré-escolar (pré-dislexia); Perceber o que deverá constar de uma avaliação perante a hipótese de dislexia/pré-dislexia; Facultar estratégias de diferenciação numa sala de aula com alunos disléxicos, no ensino do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário e também para educadores, de crianças com atrasos de desenvolvimento, em fase de transição para a escolaridade; Perceber o que professores de ensino regular poderão trabalhar em contexto de apoio pedagógico personalizado; Elucidar sobre como deve organizar-se um apoio especializado em casos de Dislexia.
Conteúdos
COMPONENTE TEÓRICA: 1.ª Sessão: Conceitos em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) / Dislexia Conteúdos: Conceito de DAE; tipificação. O que é a Dislexia suas manifestações. Indicadores possíveis no ensino pré-escolar e no ensino escolar. Génese neurológica das DAE. 2.ª Sessão: Desordens na aprendizagem Conteúdos: o Ato de ler: quais as pré-competências de Leitura, Escrita e Matemática. O que nos preocupar, em termos desenvolvimentais no ensino pré-escolar, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e no ensino secundário. 3.ª Sessão: O trabalho centrado nas causas: o que é um apoio especializado Conteúdos: áreas causais na Dislexia. O que avaliar quando se pretende confirmar uma situação de Dislexia. O perfil desenvolvimental e de realização académica de um aluno disléxico. 4.ª Sessão: Envolvimento a cargo de um professor do ensino regular Conteúdos: como incluir todos os alunos disléxicos, de todos os níveis de educação, na sala de aula regular; facultar estratégias a serem implementadas em sala de aula e em apoios educativos regulares. COMPONENTE PRÁTICA: 5.ª Sessão: Como avaliar e como intervir na área percetivo-motora Conteúdos: estratégias e recursos pedagógicos para avaliar os desempenhos nas áreas psicomotora, motora e percetiva. Cuidados a observar, materiais a usar, dados a registar. 6.ª Sessão: Como avaliar e como intervir na área da linguagem e fonologia Conteúdos: estratégias e recursos pedagógicos para avaliar os desempenhos nas áreas da linguagem compreensiva e expressiva e na consciência fonológica. Cuidados a observar, materiais a usar, dados a registar. Elaboração do perfil do aluno, evidenciando áreas fracas e emergentes a ser maximamente desenvolvidas. 7.ª Sessão: Tarefa organizacional, preventiva e remediativa, da escola Conteúdos: a organização da escola para a prevenção e remediação de casos com dislexia. O papel proactivo e compreensivo dos pais. O papel preventivo dos centros infantis. A escola enquanto espaço inclusivo, que assume a diferenciação, no tocante às caraterísticas dos alunos disléxicos. Sugestões para possível implementação pelo Sistema Educativo. 8.ª Sessão: Tarefas concretas a cargo de professores de apoio educativo Conteúdos: atividades, estratégias e recursos para melhorar os desempenhos dos alunos disléxicos em sessões individuais e ou em oficinas: (i) áreas da linguagem e fonologia, perceção auditiva, perceção de tempo e rítmica; ii) percepção espacial, visual e visuo motora).
Metodologias
Esta ação de formação irá concretizar-se em metodologia de b-learning, à distância e presencialmente. As sessões online estão estruturadas em formato cumpridor dos standards internacionais do regime e-learning. Estas aulas decorrem de forma síncrona, com o professor e os formandos em simultâneo durante a aula e os formandos terão que marcar, no início da aula, a sua presença. As sessões serão disponibilizadas na plataforma Moodle e contarão com o apoio do formador, que esclarecerá as dúvidas através de um fórum de discussão, onde os formandos poderão colocar as suas questões a qualquer momento, durante a sessão. As metodologias utilizadas nas sessões presenciais incluem: exposição teórica oral com suporte audiovisual e informático; observação de imagens gravadas; e debate e reflexão crítica sobre casos relatados e experiências desenvolvidas.
Avaliação
A avaliação dos formandos obedece aos seguintes principais requisitos: A avaliação contempla a realização de um trabalho individual, sob forma escrita. - Os critérios da avaliação dos Cursos de Formação subdividem-se em duas componentes: Trabalho presencial (parâmetros de avaliação: pontualidade, conhecimentos demonstrados ao nível científico e profissional, participação, capacidade de reflexão, de partilha de saberes e experiências, de interação, tarefas realizadas durante as sessões); Trabalho não presencial (parâmetros de avaliação: a) trabalho escrito - estrutura formal, coerência interna, rigor científico, fundamentação; b) atividade realizada: aplicação dos conhecimentos com reflexo na prática pedagógica; c) documentos de reflexão crítica). - A ponderação dos critérios de avaliação é: Trabalho Presencial-80%; Trabalho Não Presencial-20%. - A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores.
Bibliografia
Almeida, M. F. F. F. (2011). A Compreensão da leitura em alunos disléxicos: proposta de intervenção para o 3.º ciclo e para o ensino secundário. Viseu: Universidade Católica Portuguesa (Repositório).Serra, H. et al (2005). Avaliação e Diagnóstico em Dificuldades Específicas de Aprendizagem Alunos. Exercícios e Atividades de (Re)educação - Ensino Básico. Vila Nova de Gaia: Edições ASASerra, H. (2015). Dislexia: Intervenção Pedagógica, Cadernos Nível 1 e Nível 2. Porto: Porto EditoraShaywitz, S. (2008). Vencer a Dislexia: Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida. Porto: Porto EditoraSnowling, M. (2008). Dislexia desenvolvimental: uma introdução e visão teórica geral. In M. Snowling & J. Stackhouse, Dislexia, Fala e Linguagem Um manual do profissional (pp. 11-21). São Paulo: Artmed
Formador
Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |