172

Dislexia: do ser ao ter turma 16/24

Apresentação

Os docentes do ensino regular, de qualquer nível de ensino, manifestam interesse em possuir conhecimentos nesta área e domínio científico, visto surgirem nas suas aulas “n” crianças e jovens com sintomas de dislexia, disortografia ou outras dificuldades de aprendizagem, vendo-se impotentes para os compreender e ensinar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

É objetivo geral desta formação aumentar o conhecimento dos professores, educadores e outros profissionais da educação para que possam ficar melhor habilitados para intervir adequadamente com alunos que apresentem PAE, utilizando estratégias preventivas e/ou remediativas e contribuir para a diminuição do insucesso e abandono escolar, uma vez que estes profissionais vão poder minimizar os efeitos marcantes causados pelas dificuldades dos alunos disléxicos no campo das aprendizagens escolares. Concretamente, são objetivos específicos: . Conceptualmente definir, tipificar e caracterizar a Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE); . Dar a saber que é necessário usar estratégias e instrumentos de avaliação compreensiva; . Dar a conhecer metodologias e estratégias de intervenção pedagógica específica. . Chamar a atenção para a importância das relações em contexto e do papel da família.

Conteúdos

. Definição de conceitos no âmbito desta temática, tipificação e caraterização das perturbações típicas no caso de dislexia, disortografia e discalculia (PAE); . Breve referência às estratégicas específicas e instrumentos de avaliação compreensiva; . Esclarecimento sobre metodologias e estratégias de intervenção pedagógica específica; . Medidas universais e seletivas que a Escola deve implementar; . Abordagem do papel da família como educadora e “porto de abrigo”. . A importância dos apoios e das expectativas positivas face ao aluno disléxico.

Modelo

Questionário de avaliação da ação

Anexo(s)

Cartaz

Formador

Sara Rafaela Oliveira Duarte

Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 16-10-2024
Fim: 16-10-2024
Acreditação: ACD 16/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica e Secundária de Ourém