Dislexia: do ser ao ter turma 16/24
Apresentação
Os docentes do ensino regular, de qualquer nível de ensino, manifestam interesse em possuir conhecimentos nesta área e domínio científico, visto surgirem nas suas aulas “n” crianças e jovens com sintomas de dislexia, disortografia ou outras dificuldades de aprendizagem, vendo-se impotentes para os compreender e ensinar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
É objetivo geral desta formação aumentar o conhecimento dos professores, educadores e outros profissionais da educação para que possam ficar melhor habilitados para intervir adequadamente com alunos que apresentem PAE, utilizando estratégias preventivas e/ou remediativas e contribuir para a diminuição do insucesso e abandono escolar, uma vez que estes profissionais vão poder minimizar os efeitos marcantes causados pelas dificuldades dos alunos disléxicos no campo das aprendizagens escolares. Concretamente, são objetivos específicos: . Conceptualmente definir, tipificar e caracterizar a Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE); . Dar a saber que é necessário usar estratégias e instrumentos de avaliação compreensiva; . Dar a conhecer metodologias e estratégias de intervenção pedagógica específica. . Chamar a atenção para a importância das relações em contexto e do papel da família.
Conteúdos
. Definição de conceitos no âmbito desta temática, tipificação e caraterização das perturbações típicas no caso de dislexia, disortografia e discalculia (PAE); . Breve referência às estratégicas específicas e instrumentos de avaliação compreensiva; . Esclarecimento sobre metodologias e estratégias de intervenção pedagógica específica; . Medidas universais e seletivas que a Escola deve implementar; . Abordagem do papel da família como educadora e “porto de abrigo”. . A importância dos apoios e das expectativas positivas face ao aluno disléxico.
Modelo
Questionário de avaliação da ação
Anexo(s)
Formador
Sara Rafaela Oliveira Duarte
Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |