Recursos digitais ao serviço da dimensão profissional do professor turma 1/A
Apresentação
A formação das competências digitais dos professores deve ser entendida como um processo contínuo (prolongado no tempo) e dinâmico (ajustado às novas realidades). Depois da conclusão das formações no âmbito da Capacitação Digital de Docentes, surge a necessidade de continuar, agora de forma mais orgânica, essa capacitação e, sobretudo, de completar essa formação com as novas plataformas entretanto surgidas e de adaptar as competências desenvolvidas às necessidades específicas e concretas do quotidiano dos docentes. Há recursos que não foram (por falta de tempo e de enquadramento) devidamente explorados e há práticas que importam ser afinadas e partilhadas. Além disso, pretende este percurso formativo ser imersivo na prática educativa e ajustar-se sistematicamente às necessidades reais dos professores. Por isso, a sua extensão no tempo, prolongando-se ao longo de todo o ano letivo.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Dar resposta às solicitações entretanto apresentadas pelos professores, decorrentes de um conhecimento mais abrangente das plataformas e aplicações disponíveis; - Dar conhecimento de novos recursos digitais entretanto surgidos; - Promover a utilização das ferramentas digitais como elementos facilitadores do trabalho de gestão do professor; - Aprofundar os conhecimentos dos professores em termos de gestão, registo e cálculo das classificações dos seus alunos; - Reequacionar a utilização de plataformas de testagem para avaliação dos alunos; - Dar competências básicas de tratamento e gestão de imagens; - Facultar ferramentas e práticas de edição de vídeo; - Dar a conhecer e provocar uma reflexão sobre a introdução da Inteligência Artificial no universo escolar e curricular; - Criar um espaço e um hábito de partilha de boas práticas;
Conteúdos
As tecnologias ao serviço das Tarefas de Gestão dos professores: Additio (em alternativa Idoceo / iGradePlus) Conceito de Metodologias Ativas e Práticas Pedagógicas Inovadoras com o contributo das Tecnologias Digitais: Aula Enriquecida com Tecnologia Ensino Híbrido Sala de aula invertida Ensino Híbrido Rotação por estações Ensino Personalizado Aula mão na massa Aprendizagem Baseada em Projetos Plataformas de Aprendizagem Online: Ms-Teams (em alternativa GoogleClassroom; Moodle) Recursos digitais para avaliação e testagem: Ms-Forms (em alternativa Google Forms; Socrative; Quizizz; Liveworksheets; BookWidgets) Recursos digitais para videoconferências: Ms-Teams (em alternativa Google Hangouts; Zoom; Skype) Recursos digitais para apresentações interativas: MS-PowerPoint (em alternativa MS-Sway; Prezi; Adobe Spark; Canva; Genially) Recursos digitais para cartazes / posters: MS-Publisher (em alternativa Visme; Canva; Genially) Recursos digitais para atividades colaborativas / cooperativas: Padlet (em alternativa Google Jamboard; Wakelet) Recursos digitais para chat: Ms-Teams (em alternativa Google Chat; Skype; Discord) Recursos digitais para edição de vídeo: Clipchamp (em alternativa OpenShot; CapCut; PowToon) Recursos digitais para edição de imagem / fotografia: Paint.net (em alternativa Gimp; MyPaint; Pixlr) Recursos digitais para livros / revistas: BookCreator (em alternativa StoryJumper, Calameo, Heyzine) Recursos digitais para mapas mentais: Coogle (em alternativa Mindmeister, Draw.io)
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.
Bibliografia
Carvalho, Ana Amélia (2020), Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação.Smith, M. (2019). Las emociones de los estudiantes y su impacto en el aprendizaje: Aulas emocionalmente positivas. Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones.Rodrigues, Ana Luísa, (2020). Aprendizagem Ativa - Como inovar na sala de aula, Lisbon Press; LisboaMartins, G. O. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação.Lucas, Margarida; Moreira, António (2018), DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora
Formador
José Paulo Vasconcelos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
3 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
4 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
5 | 19-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
6 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
7 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
8 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
9 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
10 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
11 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
12 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
13 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
14 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
15 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
16 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Presencial |