167

Recursos digitais ao serviço da dimensão profissional do professor turma 1/A

Apresentação

A formação das competências digitais dos professores deve ser entendida como um processo contínuo (prolongado no tempo) e dinâmico (ajustado às novas realidades). Depois da conclusão das formações no âmbito da Capacitação Digital de Docentes, surge a necessidade de continuar, agora de forma mais orgânica, essa capacitação e, sobretudo, de completar essa formação com as novas plataformas entretanto surgidas e de adaptar as competências desenvolvidas às necessidades específicas e concretas do quotidiano dos docentes. Há recursos que não foram (por falta de tempo e de enquadramento) devidamente explorados e há práticas que importam ser afinadas e partilhadas. Além disso, pretende este percurso formativo ser imersivo na prática educativa e ajustar-se sistematicamente às necessidades reais dos professores. Por isso, a sua extensão no tempo, prolongando-se ao longo de todo o ano letivo.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

- Dar resposta às solicitações entretanto apresentadas pelos professores, decorrentes de um conhecimento mais abrangente das plataformas e aplicações disponíveis; - Dar conhecimento de novos recursos digitais entretanto surgidos; - Promover a utilização das ferramentas digitais como elementos facilitadores do trabalho de gestão do professor; - Aprofundar os conhecimentos dos professores em termos de gestão, registo e cálculo das classificações dos seus alunos; - Reequacionar a utilização de plataformas de testagem para avaliação dos alunos; - Dar competências básicas de tratamento e gestão de imagens; - Facultar ferramentas e práticas de edição de vídeo; - Dar a conhecer e provocar uma reflexão sobre a introdução da Inteligência Artificial no universo escolar e curricular; - Criar um espaço e um hábito de partilha de boas práticas;

Conteúdos

As tecnologias ao serviço das Tarefas de Gestão dos professores: “Additio” (em alternativa – “Idoceo” / “iGradePlus”) Conceito de Metodologias Ativas e Práticas Pedagógicas Inovadoras com o contributo das Tecnologias Digitais: Aula Enriquecida com Tecnologia Ensino Híbrido – Sala de aula invertida Ensino Híbrido – Rotação por estações Ensino Personalizado Aula “mão na massa” Aprendizagem Baseada em Projetos Plataformas de Aprendizagem Online: “Ms-Teams” (em alternativa – “GoogleClassroom”; “Moodle”) Recursos digitais para avaliação e testagem: “Ms-Forms” (em alternativa – “Google Forms”; “Socrative”; “Quizizz”; “Liveworksheets”; “BookWidgets”) Recursos digitais para videoconferências: “Ms-Teams” (em alternativa – “Google Hangouts”; “Zoom”; “Skype”) Recursos digitais para apresentações interativas: “MS-PowerPoint” (em alternativa – “MS-Sway”; “Prezi”; “Adobe Spark”; “Canva”; “Genially”) Recursos digitais para cartazes / posters: “MS-Publisher” (em alternativa – “Visme”; “Canva”; “Genially”) Recursos digitais para atividades colaborativas / cooperativas: “Padlet” (em alternativa – “Google Jamboard”; “Wakelet”) Recursos digitais para chat: “Ms-Teams” (em alternativa – “Google Chat”; “Skype”; “Discord”) Recursos digitais para edição de vídeo: “Clipchamp” (em alternativa – “OpenShot”; “CapCut”; “PowToon”) Recursos digitais para edição de imagem / fotografia: “Paint.net” (em alternativa – “Gimp”; “MyPaint”; “Pixlr”) Recursos digitais para livros / revistas: “BookCreator” (em alternativa – “StoryJumper”, “Calameo”, “Heyzine”) Recursos digitais para mapas mentais: “Coogle” (em alternativa – “Mindmeister”, “Draw.io”)

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Carvalho, Ana Amélia (2020), Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação.Smith, M. (2019). Las emociones de los estudiantes y su impacto en el aprendizaje: Aulas emocionalmente positivas. Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones.Rodrigues, Ana Luísa, (2020). Aprendizagem Ativa - Como inovar na sala de aula, Lisbon Press; LisboaMartins, G. O. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação.Lucas, Margarida; Moreira, António (2018), DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora

Formador

José Paulo Vasconcelos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
2 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
3 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
4 05-12-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
5 19-12-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
6 09-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
7 23-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
8 06-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
9 20-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
10 06-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
11 20-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
12 03-04-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
13 10-04-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
14 08-05-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
15 22-05-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
16 29-05-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
Início: 17-10-2024
Fim: 29-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-120669/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Santa Maria do Olival