COMUNIDADES COOPERATIVAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NÍVEL 1 turma T22/5
Apresentação
Nas escolas deste CFAE os docentes continuam a demonstrar a preocupação em acompanhar as mudanças que o mundo em que vivemos colocam à educação. É impossível ficar indiferente a esta nova realidade onde a inovação, criatividade, competências sociais, sustentabilidade são oportunidades de aprendizagem que as escolas necessitam de garantir. Ao equipar os alunos de competências que os valorizem estaremos a fazer parte da equipa que facilita a construção de cidadãos ativos, responsáveis e comprometidos. Assim, a Aprendizagem Cooperativa, apresenta-se como uma excelente oportunidade de poder dar significado às aprendizagens escolares, dotando os alunos das ferramentas essenciais para poderem ampliar a sua relação com os pares, com o património cultural, a sua relação com o mundo aprendendo e tendo oportunidade de intervir de forma mais capaz e exigente.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Adquirir/desenvolver competências para trabalhar em cooperação; Fortalecer as relações interpessoais e a cooperação entre os membros da Comunidade de aprendizagem; Recolher dados sobre a aprendizagem dos alunos; Identificar problemas de aprendizagem dos alunos a partir do feedback resultante da avaliação formativa; Realizar aprendizagens que possibilitem uma melhor adequação do ensino às necessidades de aprendizagem dos alunos; Alterar práticas pedagógicas e didáticas; Elaborar colaborativamente instrumentos de recolha de informação com efeitos formativos e sumativos; Estabelecer colaborativamente estratégias de divulgação do trabalho da Comunidade Cooperativa de Aprendizagem Profissional nas escolas/agrupamentos, como forma de motivar a adesão de novos elementos; Incentivar o trabalho cooperativo na comunidade escolar.
Conteúdos
Comunidade de Aprendizagem Profissional, qual a sua importância no processo de ensino-aprendizagem; Aprendizagem Cooperativa (AC): suas caraterísticas; A Aprendizagem Cooperativa numa Comunidade de Aprendizagem; Diferença entre Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Colaborativa; Vantagens na utilização da Aprendizagem Cooperativa; Técnicas/Métodos de Aprendizagem Cooperativa; Como utilizar a Aprendizagem Cooperativa em contexto de sala de aula; Planificação de aulas com a metodologia ativa da Aprendizagem Cooperativa; Produção e organização de materiais didáticos baseados em métodos de Aprendizagem Cooperativa; Partilha de experiências pedagógicas decorrentes da aplicação dos materiais produzidos nas sessões de formação, em contexto de sala de aula.
Avaliação
Os formandos apenas podem faltar a 1/3 das horas presenciais conjuntas, sem prejuízo dos mesmos. A avaliação dos formandos será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10, sendo também expressa em termos qualitativos. A avaliação será contínua e os pesos da classificação final serão os seguintes: Nível de participação: 20% Trabalho Autónomo: 40% Trabalho Final Individual: 40% Escala de Avaliação: Insuficiente: (1,0 4,9) Regular: (5,0 6,4) Bom: (6,5 7,9) Muito Bom: (8,0 8,9) Excelente: (9,0 10)
Bibliografia
Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª ed.) (Trad. A. Faria). Madrid: McGraw-Hill. (obra original publicada em 1995).Bessa, N. & Fontaine A. M. (2002). Cooperar para aprender. Uma introdução à aprendizagem cooperativa. Porto: ASA Editores.Cochito, M. I. (2004). Cooperação e Aprendizagem. Educação Intercultural. Lisboa: ACIME Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.Cohen A. & Fradique J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade curricular. Lisboa: Raiz EditoraCosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora. Cosme, A. & Trindade R. (2013). Organização e Gestão do trabalho Pedagógico. Perspetivas, questões, desafios e respostas. Mais Leituras Editora
Formador
Maria Isabel Antunes de Sousa Lezón
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
3 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 26-06-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:30 - 13:30 | 4:00 | Presencial |
6 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
7 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:30 - 13:30 | 4:00 | Presencial |